quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reforma do velho Santo Antônio

Tirei uma folguinha de uma semana, tempo suficiente para dar uma geral em um item do Jota que estava me irritando a tempos - o Santo Antônio. Além de apresentar pequenos pontos de ferrugem, ele ainda tinha aparência de sujo, e de forma alguma valorizava o visual do jipe quando a capota estava abaixada (foto abaixo). Eu já tinha trocado o cinto por um amarelo (que me arrependi um pouco depois porque suja muito fácil) mas faltava um toque mais vivo nele.


A primeira providência foi tirar os parafusos de fixação, já velhos e desgastados. Minha dúvida era como estava a base e a integridade da chapa que vai por baixo da lataria (abaixo).


Dá para ver aqui que o estado não era muito bom. Com o tempo, água vai percolando entre a chapa do jipe e o apoio, e a ferrugem é quase inevitável. Nunca tinha mexido aqui e imagino que o antigo dono também não. Portanto, esse é um local quase no original. No entanto, o carro apresenta marcas como se tivesse sido modificado, de cabinado para aberto. Existem também pontos de chapa que parecem refeitos. Então, imagino que esse Santo Antônio esteja naquela posição a pelo menos uns 10 anos (o carro é de 1995).

Não demorou muito, algo como umas duas horas, entre limpar a área, tirar os parafusos, bem calmamente, e transportar o Santo Antônio para o quintal de casa. Mesmo já entrando a noite, decidi passar a primeira mão de lixa grossa para arrancar a tinta velha e começar a nivelar os pontos de ferrugem.A tinta saiu super fácil, sem grandes dificuldades, mostrando que a tinta deve ter sido aplicada com pincél ou rolo, e não era de forma alguma pintura eletrostática.


No dia seguinte e com a claridade do sol, pude ver com calma o estado dos suportes, já bem desgastados. Até uma parte do revestimento da lataria veio grudado ali e o estado geral do Santo Antônio estava bem pior do que eu imaginava, mas normal para a idade que ele tem.


Até minha filha entrou na dança. Lixamos toda a estrutura, a base, as chapas, com lixa metal grano 80 e depois 150. Não era minha intenção deixar o metal polido e sim arranhado o suficiente para pegar a base e a tinta.

Foi necessário também dar um bom trato nas chapas que vai por baixo da lataria. Aqui na foto abaixo a chapa da esquerda é como saiu do carro e a da direita depois da primeira lixada com lixa grossa. Logo depois disso eu já passei um zarcão laranja para proteger a peça.


A base do suporte recebeu uma atenção especial, com zarcão em uma camada bem grossa. A filhota pegou a parte de baixo e eu a de cima. Aplicamos pelo menos 3 demãos de zarcão em intervalos de 1 hora, o suficiente para secar um pouco e a camada seguinte aderir bem.


Abaixo, a base com zarcão e a primeira demão de tinta vermelha (bombeiro) aplicada. A idéia é aplicar pelo menos 3 demãos, com pincél mesmo, seguindo o alinhamento da peça. Não quero deixar acabamento polido e sim, apenas aplicar o vermelho pois vou cobrir com uma capa protetora preta. O vermelho vai aparecer como detalhe apenas por baixo da proteção.


Peça virada, e aplicada a segunda demão. O dia estava meio frio e por isso demorou várias horas para secar um pouco cada demão, que foi aplicada com a tinta ainda um pouco fresca, para ajudar na aderência. Pedi para a filhota garantir que o jornal não iria voar, prendendo com fita crepe. No final do dia, o tempo virou e começou a garoar. Por isso colocamos a estrutura dentro da lavanderia para proteger. Demorou praticamente 24 horas até que a tinta ficasse completamente seca.


Santo Antônio todo pintado e seco, chegou a hora de colocar de novo no lugar. Além de uma camada generosa de zarcão na lataria, apliquei ainda uma camada de graxa para tentar proteger um pouco da umidade e ainda auxiliar no deslize da base na lataria. O encaixe do Santo Antônio é feito por trás do jota e não é muito alinhado ! Acho que quando ele foi instalado, quem instalou cometeu o erro de prender um lado e depois o outro. A peça apresentava um desalinho de uns 3 mm. Isso infelizmente não tenho como corrigir. na hora de colocar, instalei os parafusos em diagonal, para ir ajustando a posição dele aos poucos.


Abaixo, a estrutura já na posição. Tirei os bancos para facilitar o encaixe e manobrar sobre o jipe. Apenas eu e minha mãe (de 68 anos !!) trabalhamos na colocação. Ou seja, não é necessário força nem número. Duas pessoas fazem isso tranquilamente.


Peça pintada merece parafuso novo. Comprei o conjunto completo de parafusos de inox com arruela e porca com trava plástica. Verifique o tamanho correto para que não fique muito para fora da base.


Depois de colocada no lugar, a primeira coisa a fazer é reinstalar os cintos de segurança. Uma das pontas do cinto vai presa em um dos parafusos do santo antônio (abaixo, onde está meu dedo).

Depois, simplesmente vou apertando os parafusos e porcas, em diagonal, garantindo que a peça esteja na posição correta. E pronto - um visual completamente diferente e mais moderno. O vermelho reavivou o jota. Fiquei super satisfeito. Resumo da obra: umas 4-5 horas de trabalho entre desmontagem, pintura e montagem, dois dias completos incluindo a secagem e espera, uns R$12,00 de tinta e pincél (e removedor para limpeza), R$ 20,00 em parafusos e porcas de inox. Pelo resultado, acho que o custo valeu a pena.


Próximo projeto será renovação do painel.

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