terça-feira, 2 de março de 2010

o velho novo jeitinho...

Quando desmontei o painel da primeira vez, para uma inspeção mais profunda, notei várias coisas quebradas, entre elas, o suporte de um dos instrumentos (temperatura do motor e nível de combustível). Ele ficou solto mas pelo menos eu conseguia controlar a temperatura do motor. Já o nível de combustível era muito dificil pois o ponteiro ficava pulando toda hora.


Provavelmente isso é reflexo de conexões ressecadas e mal contato do aterramento. Independente disso, era o único instrumento funcionando (o velocímetro estava com o cabo de transmissão quebrado e o contagiros não funciona) e eu precisava colocar ele em ordem.


Esta foto foi mal tirada, eu sei, mas pelo menos mostra a posição dele (desligado). Um dos conectores do sensor de temperatura do motor estava quebrado e foi soldado direto no instrumento. Pela inspeção visual, ele já tinha sido mexido.


Decidi então tirar o relógio e ver de perto isso. Quando comecei a abrir a caixa, ela simplesmente se esfacelou na minha mão. O plástico estava velho e ressecado. Eu tinha então que reconstruir o conector quebrado e a caixa, pelo menos por hora. A primeira coisa que eu fiz foi encontrar uma tomada velha e aproveitar os bornes de metal para montar um conector novo.



Cortei a peça de metal com um alicate de corte até ficar similar ao conector faltando. Dobrei a mesma com um alicate e para ter certeza de que teria contato elétrico, soldei com estanho o pino que vai ligado ao medidor com a placa de metal. Testei posteriormente com um multímetro para ver se havia mesmo continuidade.



Após ter soldado as peças, remontei os conectores e os instrumentos na caixa (fragilizada) e passei várias camadas de fita adesiva e por fim, fita de alta fusão, na borda. Dessa forma eu garanto um encaixe melhor no painél. Para não soltar o conjunto, já que os parafusos de fixação do instrumento no painél tinham quebrado, adaptei duas cantoneiras na caixa. Isso fará com que o instrumento fique fixo no painél.



Aproveitei também para limpar um pouco o vidro e o fundo da escala, tirando o pó fino que tinha se acumulado. Não ficou novo, mas fiquei satisfeito com o reparo. Espero comprar outro (original), mas como sei que vai demorar um pouco, o melhor foi perder umas horinhas de noite e arrumar o "velho" "novo" medidor (instrumento combinado, conforme o manual).




Nenhum comentário:

Postar um comentário