domingo, 7 de março de 2010

Buchas e bruxas

Minha avó dizia que quando uma bruxa queria pregar uma peça, ela dava um nó nos fios (de costura). Acho que a bruxa andou visitando o sistema elétrico do meu jota.


Antes disso, descobri uma das fontes da barulheira e também do pinga-pinga de diesel no bocal do tanque. As buchas que seguram a carroceria em cima do chassis estão absolutamente destruidas.



Em alguns pontos, quem mexeu da última vez trocou os calços por pedaços de borracha que estão se deteriorando. Por isso, vou precisar trocar todas as 9 buchas. Por causa da trepidação da carroceria, a mangueira de borracha que conecta o bocal do tanque ao tanque propriamente dito laceia, e com isso passa a gotejar diesel.



De todas elas, as traseiras e as que ficam embaixo dos bancos estão em estado pior. Ainda preciso saber se posso adaptar as da toyota por aqui. Não estou convencido da informação passada no site e nem no "precinho" camarada de alguns fornecedores de peças 4x4.



Voltando as atenções a parte elétrica, passei o resto do domingo identificando os fios do sistema elétrico (faróis, pisca e lanterna). Aproveitei para verificar se a borne de engate rápido que eu comprei por 15 latinhas encaixava bem. Ainda estou procurando um espaço dentro do jipe para colocar a bateria pois quero usar a caixa da bateria para colocar o filtro de ar e um snorkel.


Os fios internamente que ligam os faróis ao relé estavam uma porcaria. Hoje eu identifiquei os fios apenas e amanhã vou instalar uma caixa de fusiveis na caixa do motor e passar os fios todos por um conduite, para protege-los.


Essa é a foto da caixa de fusiveis atual. Impossível deixar assim. Se algum fio entra em curto coloco fogo no jipe inteiro. Por isso quero separar os circuitos e poder controlar cara um independentemente (por exemplo, colocando um disjuntor interno).



Bem...por hoje é isso. Amanhã coloco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário