domingo, 14 de março de 2010

O susto da mangueira

Ainda não mexi direito na elétrica por pura falta de tempo. Embora as pequenas coisas eu já estou fazendo. Eu ainda estava muito cabreiro com o barulho na roda traseira e decidi levar o carro em uma oficina onde o dono tem um Engesa (Belana, em Santos, na Xavier Pinheiro com o Canal 3).


O dia estava quente e o carro estava até que normal, mas o trânsito estava um horror. Eu estava a exatos 5 metros da oficina, parado no trânsito e esperando um caminhão sair da frente para eu estacionar quando de repente - VRUMMM ! um barulho estranho, pagua esguichando pelo capô e muita fumaça de vapor. Com toda certeza eu já sabia que uma das mangueiras tinha estourado.


Por sorte foi só esperar o caminhão sair, embiquei na oficina e o Marcelo me atendeu prontamente. Verificamos onde e o que tinha aberto. Demorou, pois a mangueira ficava do lado esquerdo do motor, bem embaixo da entrada do turbo, e em um sistema secundário. A dita mangueira estourada tinha um formato todo estranho. Nunca tinha visto uma redução de seção como aquela (na foto). Ainda mais, conectada em um cano rígido e aparafusada na parede. Não entendemos até agora de onde isso veio, mas o estouro foi provocado pelo entupimento (o sistema de arrefecimento nunca tinha sido limpo e havia lama nas mangueiras).


Um total de 4 mangueiras velhas e moles foram trocadas: o retorno de água, a mangueira secundária do bypass e esse cano maluco no meio do nada que ainda não sei para que serve.


Aproveitei e pedi para trocar mais duas mangueiras e arrumar ainda a transmissão angular que eu tinha comprado mas não tinha instalado (foto abaixo). Meu velocimetro voltou a funcionar finalmente.



Além disso, como o carro tinha que ficar parado por uns 3 dias aproveitei para tirar as rodas e pintá-las com o cinza padrão de roda, já que eram cromadas e estavam absolutamente enferrujadas.


Agora preciso de uns dias de folga para colocar o sistema elétrico em ordem. Quem sabe na páscoa faço isso ?! Essas são as vantagens de ser sozinho e descasado (*risos*), só não posso mexer no jipe quando a filhota está em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário