domingo, 21 de fevereiro de 2010

Em lua de mel

Já se passaram alguns dias sem postar nada, mas não fiquei parado. O Jota passou o carnaval na oficina do Kiko, dando uma revisada geral na mecânica e engraxando as partes ressecadas que precisavam. A inha intenção era gastar pouco e acho que consegui. A conta saiu R$ 343,00 por conta da troca da mangueira do filtro de ar que de tão velha, fechava no vácuo da turbina (*R$ 120,00*), a troca do filtro de óleo diesel (*R$ 17,00*), a mangueira do respiro de óleo que estava ressecada (*R$ 18,00*), e dois litros de óleo para o câmbio que - acreditem! - estava completamente seco (*R$ 28,00*). Ainda paguei R$ 160,00 de mão de obra mas fiquei satisfeito. Agora acabaram os gastos por conta e eu mesmo me meti a fazer o que for preciso.


Considero uma lua de mel. O Jota ficou na garagem por mais 5 dias e somente agora no domingo (dia 21/02) consgui mexer nele. Comprei as lentes dos faróis trazeiros que estavam um lixo (*R$ 12,00*) e ainda preciso comprar uma borracha de vedação e a caixa para a direita, que está quebrada. Mas o estado da fiação é deplorável.


Dividi então o Jipe em 4 grandes áreas: - Sistema Elétrico de apoio (faróis, lanternas, lampadas e painél), Sistema Elétrico Principal (ignição, bateria e alternador), Firula interna (cintos, bancos, tapete, santo antônio e capota) e Estrutura (todo o resto incluindo o motor).


Além de desmontar algumas coisas hoje, fiz uma avaliação geral de tudo. Então vamos lá:


SISTEMA ELÉTRICO DE APOIO



Um lixo...verdadeiro lixo, com isolante ressecado e fios partidos por todo o carro. Descobri que além de ultrapassado, o mané que instalou uma mísera caixa de som atrás cortou dois dos fios da lanterna trazeira. Além disso, o chicote trazeiro fica solto passando pelo lado do banco do carona. Desse jeito não dá !


Então achei melhor tabular tudo que eu preciso fazer. A fiação de cada lanterna trazeira é composta por 4 fios de 2mm para cada lanterna e um fio de 3mm para o terra. Percebi que o aterramento é local, na própria caixa trazeira do carro.


A caixa plática da lanterna é aparafusada no corpo da lata e os fios vão por um conector aberto na parte traseira. Portanto, vou colocar um conduite preto com 8-9 mm e passar os fios todos por ali, com um aterramento eficiente no chassi do carro (fio de pelo menos 8 mm). Vou aparafusar uma caixa plástica de distribuição na parte traseira, com bornes de conexão (tipo usado em chuveiro) e numerados, com identificação de cada fio. Assim, caso dê algum problema vai ficar mais fácil arrumar.


A parte da frente está um lixo ! Os faróis estão péssimos (borrachas ressecadas e fios quebrados). A solução ali é outra. Retirar a parte da frente do jipe (são cerca de 10 parafusos) para ter acesso ao sistema inteiro dos faróis, e vedar de alguma forma. Existe um espaço para uma tampa (evitando assim que a água bata direto nas conexões), mas ela não está lá. Vou providenciar uma tampa plástica e verificar os conectores todos. Vou separar o chicote da iluminação frontal que atualmente está preso nos fios de alimentação dos ventiladores do radiador.


O Painél está um desatre também pois o chicote original do carro (aparentemente) previa o modelo standard com ar condicionado. Além disso o antigo dono adaptou um acendedor de cigarros e fiação extra para um módulo de som. Resultado: os fios ressecados estão partidos em vários lugares. As fotos abaixo são da caixa de fusíveis e da parte trazeira do painél.




Eu acabei descobrindo porque os relógios não funcionavam. Primeiro, a transmissão angular do JPX estava quebrada (veja foto abaixo). Depois, os fios que ligam o contagiros estava partido. Essa são duas coisas que vou ter que arrumar de imediato. Já vi no site do Mundo JPX quais são as peças que vou te que comprar. Devo fazer isso amanhã.


A idéia agora é a seguinte (referente a esse sistema):


1) Fazer um painel novo com bordas arredondadas e fundo prateado (vou fazer de madeira com uma fórmica que imita metal).


2) Arrumar os relógios e a transmissão angular


3) passar a caixa de fusíveis para cima (atrás do painel com acesso por uma tampa, igual as usadas nos painéis de barco).


4) refazer o chicote do sistema elétrico de apoio.



Amanhã eu posto mais sobre o resto.



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